Aulas de Simulação


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
Curso: Licenciatura em Ciências da Natureza
Unidade Curricular: DIDÁTICA ( DID )
Professor: Rafael Arenhaldt


Orientações para a realização das Aulas de Simulação


Esta atividade consistente na realização de uma Aula de Simulação planejada pelo estudante de Didática e efetivamente praticada com seus colegas, simulando e experimentando uma prática pedagógica e uma vivência da relação ensino-aprendizagem. O tema e assunto, bem como as estratégias didáticas são de escolha dos estudantes.
Esta atividade deverá ser entregue no formato de PLANO DE AULA com os itens abaixo destacados:


Plano de Aula:
  • Dados de identificação
  • Contexto: o conteúdo a ser trabalhado com a turma de colegas será para nível universitário, no entanto, a dupla de professores informará em que modalidade de ensino (Ensino Fundamental ou Ensino Médio) ou série é possível trabalhar com os conteúdos que serão apresentados.
  • Objetivo: o que o professor deseja que os alunos aprendam com esta aula?
  • Conteúdo: conceitos principais a serem trabalhados.
  • Metodologia: forma de compreender o conteúdo. Como trabalhar o conteúdo de forma que o aluno compreenda e utilize o conhecimento a ser aprendido? Neste item são informadas as estratégias pedagógicas a serem utilizadas: aula expositiva dialogada, trabalho em grupo, exposição com utilização de materiais concretos, exercícios coletivos com o grupo...
  • Recursos: previsão materiais e equipamentos a serem utilizados. Se utilizar algum equipamento da IFSC reservar com antecedência.
  • Avaliação: forma de verificar se o objetivo foi alcançado.
  • Bibliografias utilizadas para a realização da aula ou sugestões de bibliografias para ampliar conhecimento do tema.


Aspectos gerais:
a) Tempo da aula: Dupla = 45 minutos
b) Entregar uma cópia escrita do Plano de Aula para Prof. Rafael no dia da aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário