INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
Curso: Licenciatura em Ciências da Natureza
Unidade Curricular: DIDÁTICA ( DID )
Professor: Rafael Arenhaldt
Orientações para a realização do Trabalho de Campo
Esta atividade consistente na realização de uma observação de uma prática pedagógica em sala de aula em uma escola de Educação Básica ou a entrevista com professor da escola, que deverá contemplar os itens descritos a seguir.
Esta atividade deverá ser entregue no formato de relatório contendo os itens destacados no roteiro e uma breve análise referente à observação.
A Apresentação da atividade deverá contemplar:
- Título do trabalho;
- Identificação do(s) autor(es) e da instituição em que foi realizado o Trabalho de Campo: a observação ou entrevista;
- Breve descrição de como o trabalho foi realizado;
- Apresentação do que foi observado (realizar uma seleção das informações);
- Destaque de alguns pontos analisados pelo(s) autor(es).
Aspectos gerais:
a) Tempo de Apresentação do Trabalho de Campo: Dupla = 45 minutos
b) Entregar uma cópia escrita do Relatório do Trabalho de Campo para Prof. Rafael no dia da aula (conforme cronograma da Unidade Curricular de Didática).
Trabalho de Campo:
- Enfoque: Cada dupla poderá escolher um enfoque para o trabalho de campo em uma escola pública;
- Possibilidades de enfoques: 1) observação de uma aula; 2) entrevista com professor da escola.
Roteiro de Observação de uma aula:
1. Características gerais da instituição e seu entorno
- Tipologia da escola, etapas e modalidades que oferece, número de alunos por etapa e modalidade, turnos de funcionamento;
- Número de profissionais da instituição, por categorias (dirigentes, professores, funcionários, estagiários, etc.);
- Caracterização das dependências da instituição;
2. Observação das rotinas de funcionamento da escola
- Entrada, saída, intervalo, movimentação de educandos e educadores e pais ou outras pessoas.
3. Observação da Prática pedagógica
- O trabalho pedagógico na área de:
- Turma e aula observada:
- Descrição da turma, da aula e da prática pedagógica do professor (relação professor-aluno, relação ensino-aprendizagem, estratégias didáticas utilizadas, metodologia de ensino, sistemática de avaliação, etc)
Roteiro para Entrevista com Professor:
1. Características gerais da instituição e seu entorno
- Tipologia da escola, etapas e modalidades que oferece, número de alunos por etapa e modalidade, turnos de funcionamento;
- Número de profissionais da instituição, por categorias (dirigentes, professores, funcionários, estagiários, etc.);
- Caracterização das dependências da instituição;
2. Rotinas de funcionamento da escola
- Entrada, saída, intervalo, movimentação de educandos e educadores e pais ou outras pessoas.
3. Entrevista com Professor
- Experiência docente, área de atuação, formação, tempo de experiência;
- Compreensão da relação professor-aluno, da relação ensino-aprendizagem, estratégias didáticas;
- Definição dos conteúdos curriculares;
- Critérios / instrumentos de avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário