Trabalho de Campo


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
Curso: Licenciatura em Ciências da Natureza
Unidade Curricular: DIDÁTICA ( DID )
Professor: Rafael Arenhaldt

Orientações para a realização do Trabalho de Campo

Esta atividade consistente na realização de uma observação de uma prática pedagógica em sala de aula em uma escola de Educação Básica ou a entrevista com professor da escola, que deverá contemplar os itens descritos a seguir.
Esta atividade deverá ser entregue no formato de relatório contendo os itens destacados no roteiro e uma breve análise referente à observação.
A Apresentação da atividade deverá contemplar:
- Título do trabalho;
- Identificação do(s) autor(es) e da instituição em que foi realizado o Trabalho de Campo: a observação ou entrevista;
- Breve descrição de como o trabalho foi realizado;
- Apresentação do que foi observado (realizar uma seleção das informações);
- Destaque de alguns pontos analisados pelo(s) autor(es).

Aspectos gerais:
a)      Tempo de Apresentação do Trabalho de Campo: Dupla = 45 minutos
b)      Entregar uma cópia escrita do Relatório do Trabalho de Campo para Prof. Rafael no dia da aula (conforme cronograma da Unidade Curricular de Didática).

Trabalho de Campo:
  • Enfoque: Cada dupla poderá escolher um enfoque para o trabalho de campo em uma escola pública;
  • Possibilidades de enfoques: 1) observação de uma aula; 2) entrevista com professor da escola.

Roteiro de Observação de uma aula:
1. Características gerais da instituição e seu entorno
  • Tipologia da escola, etapas e modalidades que oferece, número de alunos por etapa e modalidade, turnos de funcionamento;
  • Número de profissionais da instituição, por categorias (dirigentes, professores, funcionários, estagiários, etc.);
  • Caracterização das dependências da instituição;

2. Observação das rotinas de funcionamento da escola
  • Entrada, saída, intervalo, movimentação de educandos e educadores e pais ou outras pessoas.

3. Observação da Prática pedagógica
  • O trabalho pedagógico na área de:
  • Turma e aula observada:
  • Descrição da turma, da aula e da prática pedagógica do professor (relação professor-aluno, relação ensino-aprendizagem, estratégias didáticas utilizadas, metodologia de ensino, sistemática de avaliação, etc)

Roteiro para Entrevista com Professor:
1. Características gerais da instituição e seu entorno
  • Tipologia da escola, etapas e modalidades que oferece, número de alunos por etapa e modalidade, turnos de funcionamento;
  • Número de profissionais da instituição, por categorias (dirigentes, professores, funcionários, estagiários, etc.);
  • Caracterização das dependências da instituição;

2. Rotinas de funcionamento da escola
  • Entrada, saída, intervalo, movimentação de educandos e educadores e pais ou outras pessoas.

3. Entrevista com Professor
  • Experiência docente, área de atuação, formação, tempo de experiência;
  • Compreensão da relação professor-aluno, da relação ensino-aprendizagem, estratégias didáticas;
  • Definição dos conteúdos curriculares;
  • Critérios / instrumentos de avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário