Bibliografia Básica e Complementar

Bibliografia Básica

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Editora UNIVILLE, 2004, p. 68-99.

ARENHALDT, Rafael. Das docências narradas e cruzadas, das sur-presas e trajetórias reveladas. Porto Alegre: UFRGS, 2005. Dissertação (Mestrado) - PPGEdu, UFRGS, Porto Alegre, 2005. Disponível em: http://docencias.blogspot.com

ARENHALDT, Rafael; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko (Orgs.). Memórias e Afetos na Formação de Professores. Pelotas: Editora Universitária/UFPEL, 2010. (no prelo).

CORAZZA, Sandra Mara. “Como dar uma aula?” Que pergunta é essa?. In: MORAES, Vera Regina Pires (Org.). Melhoria do Ensino e Capacitação Docente. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1996. Disponível em: http://ifscdidatica.blogspot.com/2010/10/como-dar-uma-aula.html

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: BECKER, F. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001. (p. 15-32).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: <http://www.sgep.org/modules/contidos/PAULOFREIRE/Pedagogia_da_Autonomia.pdf>. Acesso em 19.set.2010.

KUREK, Deonir Luís. Ensaio sobre a dor na docência: uma escrita antropo-fenomenológica. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de Pelotas, 2009. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=705>. Acesso em: 19.set.2010.

MORETTO, Vasco Pedro. Avaliar com eficácia e eficiência. In: Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p. 93 – 122. Disponível em: <www.unesc.net/form_continuada/Texto_1.doc>. Acesso em: 17.set.2010.

PATRÍCIO, Patrícia Helena Santos Souza. São Deuses os Professores? Do mito ao humano: Práticas significativas de professores bem-sucedidos. Caxambú: ANPED, 27ª Reunião Anual, GT: Didática /n.04, 2004. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt04/t0410.pdf> . Acesso em: 18.set.2010.

Bibliografia Complementar

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonse de. Tendências no ensino de didática no Brasil. In PIMENTA, Selma Garrido (org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2000. p.191-204.

CANÁRIO, Rui. O papel da prática profissional na formação inicial e contínua de professores. In: MEC – Secretaria de Educação Fundamental – Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação Formação de Professores. Brasília: 15/19 Outubro de 2001.

SANTOS, Roberto Vatan dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. In: Integração. Jan./Fev./Mai., 2005, Ano XI, nº40, p.19-31. Disponível em: <ftp://www.usjt.br/pub/revint/19_40.pdf> . Acesso em: 17.set.2010

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993

Filmes:
“A onda”; “Nenhum a Menos”; “Escritores da Liberdade”; “Mr. Holland: Admirável
Professor”; “Pro dia nascer feliz”; “A coroa do Imperador”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário